•  Boletim

    Ana Maria Brias Silveira, Leopoldo Nosek e Marina Massi


Temos em mãos um novo número do Boletim da FEPAL. Tentamos fazer com que este número seja mais uma vez veículo de comunicação e integração entre os diferentes grupos psicanalíticos latino americanos. Além de informar, temos como meta desenvolver, através da seção Debate, a reflexão mais de fundo sobre a questão da nossa identidade.


Desde nosso último número o mundo sofreu o impacto dos violentos acontecimentos de 11 de setembro, e embora o horror do momento inicial já tenha passado, continuamos a lidar com a inquietação e os questionamentos que estes acontecimentos suscitaram. Inquietação, tumultos e incertezas atingem também nosso país vizinho, a Argentina. Os acontecimentos mundiais e locais adentram nossos consultórios propondo questões de ordem social importantes. Os regionalismos e a integração mundial constituem tema de debate constante na mídia em geral, enquanto o mesmo ocorre no seio de nossas instituições psicanalíticas.


Nossa história, enquanto latino americanos, nos traz problemas peculiares que demandam soluções originais, no entanto, apesar de termos uma origem histórica semelhante e sofrermos problemas que se parecem, permanecemos ainda divididos sem uma clara definição dos caracteres que nos unem. Assim, o Boletim se estruturará procurando uma real integração da nossa região e propondo debates e desenvolvimentos com intervenções possíveis. A cada número publicaremos dois artigos, um da área analítica e outro vindo da área cultural para refletir sobre a questão da identidade latino americana.


Para este conselho editorial, o primeiro passo é o respeito à origem da fala portuguesa e da fala hispânica. A cada número teremos expoentes de ambas as línguas, criando um espaço especial de troca cultural.


A seção Debate traz neste número uma interessante e muito oportuna reflexão de Hugo Achugar, intelectual uruguaio que entre outras atividades desenvolve trabalhos na área cultural do MERCOSUL, a respeito da importância e da relatividade das histórias locais na produção dos discursos teóricos ligados a latinoamericanidade, e, acrescentaríamos nós, dos discursos teóricos ligados a todos os regionalismos. A outra matéria desta seção é um ensaio de Hélio Pellegrino, eminente psicanalista e intelectual brasileiro, já falecido, cuja trajetória profissional foi marcada pela preocupação em levar benefícios da psicanálise a um âmbito social maior do que o costumeiro em nossos consultórios. No artigo que escolhemos, Pellegrino discorre sobre a latinoamericanidade a partir do comentário em torno do romance de Alejo Carpentier, "O Século das Luzes".


Pensamos com isto estar trazendo novos subsídios para dar prosseguimento à reflexão que propusemos como linha mestra dos Debates: Como se faz a dialética entre o caráter necessariamente individual da prática analítica e a universalidade da ciência psicanalítica? Há cores específicas da nossa geografia? Quem somos e como somos? Questões relativas ao tema IPA e as Federações regionais, bem como outros importantes aspectos ligados à nossa vida institucional são abordados pelos três candidatos – Ana Maria Azevedo, Cláudio Laks Eizirik e Moises Lemlij – à presidência da IPA. Dez questões foram elaboradas pela diretoria científica da FEPAL e encaminhadas aos candidatos a fim de que possamos travar contato mais intimo com suas ideias.


Na coluna do Presidente, Marcelo Vinar nos põe a par das tarefas realizadas a partir do último Conselho de Presidentes (março 2001), abrindo espaço para a participação dos membros e das Sociedades, coerente com o exercício participativo de sua gestão. Fala-nos também sobre a preparação do XXIV Congresso da FEPAL, assunto este que será detalhadamente desenvolvido no Informe do Coordenador Científico e que vale a pena examinar detidamente a fim de possamos melhor nos situar em relação ao Congresso e às indispensáveis atividades preparatórias que permitirão o verdadeiro aproveitamento do mesmo. Ainda a respeito da preparação para o Congresso, nossos colegas da Comissão de S. Paulo enviam matéria contando sobre suas expectativas e experiências. Vale destacar que a forma renovada de nosso Congresso já serve de parâmetro para a organização do próximo Congresso da IPA em Toronto. A Tesouraria nos informa sobre os preparativos para o Congresso e envia ficha de inscrição – veja última página o que nos possibilitará aproveitar das tarifas mais suaves para os que se inscreverem com antecedência.


A Dra Fedora Carbajal, da Secretaria Geral, nos faz saber dos tramites desenvolvidos a fim de conseguir o reconhecimento de Pessoa Jurídica para nossa instituição.
No interessante informe da Coordenadora de Crianças e Adolescentes, a Dra Liliana Pualuan nos põe a par dos importantes debates ocorridos no 10º Pré Congresso de Analistas Didatas e 42º Congresso da IPA em Nice, a respeito do tema Psicanálise de Crianças e Adolescentes na formação psicanalítica. Fica clara neste relato a diversidade de perspectivas a este respeito. Notícias do Council fala-nos a respeito dos temas e decisões mais importantes, no que se refere à psicanálise latino americana, discutidos entre 4 e 6 de Janeiro 2002 na reunião de Miami.


Por fim encontramos a seção de Notícias das Sociedades e Comitês, destacando uma grata notícia para todos nós, que é a implantação do novo site de publicações da FEPAL, que nos permitirá reunir e acessar todos os acervos da América Latina já digitalizados. Por favor, enviem seus trabalhos ao editor do site, jaques@sbpsp.org.br a fim de que sejam armazenados.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------